Rio Arapiuns

Agência VemParaAlter

Descubra um cenário cinematográfico e repleto de belezas do rio arapiuns

Passeios em Alter do Chão - Flona

Foto: Ponta Grande | Erik Jennings

Curso de água do estado do Pará e afluente do Rio Tapajós, o Rio Arapiuns possui uma área de aproximadamente 7.000 Km², composta de águas azuis e calmas. Para quem curte ecoturismo, não pode deixar de conhecer essa beleza amazônica repleta de formações rochosas, praias desertas e longas dunas de areia.

Você sabia que às margens do Rio Arapiuns, existem também praias encantadoras que oferecem opções para recreação na areia, banho de sol e práticas de esportes náuticos? O melhor ainda é saber que de Alter do Chão ao Rio Arapiuns, o percurso gasta em torno de 1h30. Entre as praias mais famosas da região estão a Praia da Ponta Grande, Praia da Ponta do Toronó e a Praia do Icuxi. Paradisíaca, repleta de pequenas piscinas e contando com uma grande ponta de areia branca, a Praia da Ponta Grande vai surpreender você.

Já a Praia da Ponta do Toronó se destaca pela longa ponta de areia clara, além das entranças que concentram-se no Rio Arapiuns e formam pequenas piscinas à beira-rio. Com suas águas rasas e profundas, que formam um verdadeiro espetáculo de piscinas naturais, a Praia do Icuxi também tem como destaque suas areias brancas e finas, que às vezes costumam formar pequenas dunas.

Passeios em Alter do Chão - Flona

Foto: Urucureá, | Erik Jennings

Além das belas praias, o Rio Arapiuns possui a incrível Cachoeira do Aruã, com distância de aproximadamente 100 Km da sua foz. Apesar de levar cerca de 10 horas para chegar ao destino, você vai se surpreender com as paisagens, bem como a riqueza da fauna e flora local, sem falar a vista das duas quedas d’água, que separam uma ilha coberta de vegetação. Ao chegar no local, aproveite para contemplar a natureza, praticar canoagem, nadar e fazer uma caminhada ecológica. Se você curte aventuras, próximo da cachoeira também é possível montar a sua barraca e acampar ou ficar em pousada.

.O Canal do Jari possui uma grande diversidade biológica e ao mesmo tempo é fascinante com águas barrentas.

Durante o seu passeio pelo Rio Arapiuns, você também terá a chance de conhecer as comunidades ribeirinhas, o seu estilo de vida, meios de geração de renda e ainda aprenderá sobre o processo de produção do artesanato local como a confecção de palhas traçadas. Além disso, fazer uma visita às tartarugas da Amazônica, podendo até mesmo alimentá-las. No decorrer do caminho, os turistas poderão ainda apreciar vários tipos de plantas nativas como a palmeira do Tucumã, a Seringueira e o Jacaradanzeiro.

Caso queira curtir mais tempo no Rio Arapiuns, o visitante também pode se hospedar nas comunidades ribeirinhas que recebem os turistas com preços bastante acessíveis e refeições inclusas.

.Conheça a imensidão de riqueza natural da Flores Nacional do Tapajós

Já pensou conhecer o por do sol mais lindo do mundo e todas essas maravilhas do Rio Arapiuns e muito mais do Caribe Amazônico de Alter do Chão? O ideal é se programar com a sua hospedagem e assim, curtir o lugar com tranquilidade, segurança e comodidade. Pensando nisso, entre agora em contato com Thiago, guia exclusivo da região de Alter do Chão. Thiago é o responsável pela organização dos passeios, translados, pousadas e pacotes de viagens. Vem pra Alter! (93) 9103-5333.