Flona – Floresta Nacional do Tapajós

Agência VemParaAlter

Flona – Floresta Nacional do Tapajós

Uma imensidão de riqueza natural

Passeios em Alter do Chão - Flona

Foto: G1

Quem adora curtir as belezas naturais, fazer trilhas, tomar banho de rio e conhecer comunidades ribeirinhas, a Floresta Nacional do Tapajós é visita obrigatória para se fazer em Alter do Chão. Localizada na Amazônia, às margens do Rio Tapajós, na região do estado do Pará, a Flona é composta por uma área total de 530.620 hectares de floresta, espalhados nos territórios das cidades de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis.

Abrangendo quatro municípios das regiões oeste e sudoeste do Pará, a Flona é reconhecida como uma das unidades de conservação ambiental mais visitadas da Amazônia.

Passeios em Alter do Chao - Flona

Foto: G1

Você sabia que no ano de 2017, ela recebeu mais de 42 mil visitantes, divididos entre turistas, pesquisadores e estudantes? Além desse fato, graças a sua conservação, foi possível desenvolver políticas de uso sustentável de seus recursos naturais pelo turismo de base comunitária, extração do látex, óleos de andiroba e copaíba, produção de artesanato através dos materiais da floresta, criação de peixes e muito mais.

Durante o passeio, você vai se encantar com praias, comunidades tradicionais, igarapés, igapós, diversas espécies de plantas, ervas medicinais, árvores antigas especialmente com o rio de águas cristalinas, que costuma mudar de cor a cada hora do dia, ficando azul, amarelo, laranja, vermelho e prateado. Vale destacar que no inverno, o rio Tapajós também costuma mudar de tamanho, ainda mais quando chove muito.

Passeios em Alter do Chao - Flona

Foto: Vem para Alter

Além desse espetáculo deslumbrante, nos lagos, perto dos burutis, é possível encontrar jacarés e pássaros raros. E se quiser se deliciar com um banho refrescante, os igarapés oferecem águas frias e limpas. Na floresta você também vai se surpreender com suas árvores altas e grossas, bem como a madeira de lei como o cedro e o jatobá, as seringueiras e diversas espécies.

Para chegar até a Floresta Nacional do Tapajós, é importante ressaltar que são 50Km de Santarém. O bom é que existem ônibus que saem de Santarém com horários específicos. Também é possível seguir pela Rodovia BR-163, onde a entrada é feita pela Comunidade de São Jorge ou pela Base de São Domingos.

Você também tem a opção de seguir com uma embarcação pelo Rio Tapajós, saindo de Alter do Chão ou Santarém e se surpreender com um passeio inesquecível, através de um visual incrível com lindas praias de areia branca. Não esqueça na sua viagem de levar seu protetor solar, repelente, tênis ou bota para a caminhada e uma garrafa de água para se hidratar nas trilhas.

Passeios em Alter do Chao - Flona(Igarapé Jamaraqua)

Foto: Vem para Alter

Que tal aproveitar o momento e se programar para conhecer as belezas da Floresta Nacional do Tapajós, passear de canoa pelo igapó e igarapés, visitar as praias em Jamaraquá, tirar fotos da Sumaúma Vovó, a famosa árvore grande de Flona e muito mais? Uma boa dica é alugar casas de temporada com antecedência e se você quiser conhecer mais desse maravilhoso lugar, entre em contato com Thiago, que atua como guia exclusivo na região, sendo responsável pelos passeios, translados, pousadas e pacotes de viagens. Vem pra Alter! (93) 9103-5333 WhastApp