Foto: Cristiano Santa Cruz

Foto: Cristiano Santa Cruz

Descubra os encantos e toda a magia do Caribe Amazônico.

Pense em um lugar repleto de águas cristalinas, natureza exuberante, barraquinhas de sapê, e para fechar, um cenário paradisíaco e fora do comum, onde a tranquilidade e a beleza reinam. Estamos falando de Alter do Chão, uma bela aldeia de pescadores localizada no oeste do Pará. Você sabia que a vila balneária é uma das mais procuradas por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo?

À margem do Rio Tapajós, Alter do Chão é considerado o maior polo turístico da cidade de Santarém, inclusive o lugar mais bonito do mundo com praias de águas doces e quentes, segundo o jornal inglês The Guardian. Um privilégio para nós, brasileiros. Famoso pelas praias de areia fina e águas claras, Alter do Chão possui um clima quente e úmido, um verdadeiro verão amazônico.

Foto: Cristiano Santa Cruz

Foto: Cristiano Santa Cruz

O apelido de “Caribe Amazônico”, surgiu devido as águas cristalinas de tom verde azulado do Rio Tapajós, especialmente no período de agosto a dezembro.

Se você pretende descobrir Ecoturismo em Alter do Chão, que tal ficar por dentro de nossas dicas para curtir as maravilhas do lugar, que também é perfeito para os amantes do ecoturismo. Vamos embarcar então?

Ilha do Amor

Conhecida como o cartão-postal de Alter do Chão, para chegar na praia Ilha do Amor, o acesso pode ser feito por canoa ou caminhada, se estiver maré baixa. Areia branca, barracas de palha e aluguel de caiaque você também vai encontrar na Ilha do Amor, além do Lago Verde de um lado e o Rio Tapajós de outro, impossível é não se encantar. Se curte mergulho, a Ilha do Amor é perfeita para a prática. Para quem aprecia um passeio de barco, aproveite para conhecer as praias de Carapanari, Aramanai, Ponta de Pedras e Pindobal e é claro, o lindo vilarejo de Alter do Chão.O Ecoturismo em Alter do Chão é inesquecível.

Foto: Cristiano Santa Cruz

Foto: Cristiano Santa Cruz

Veja opções de roteiros de Ecoturismo em Alter do Chão!

Ponta do Cururu

Quer viver um momento mágico? Então não deixe de contemplar o pôr do sol em Alter do Chão. Você vai se emocionar com um lindo espetáculo, onde o sol se põe nas calmas águas e você ainda pode ter o privilégio de ver botos saltando sobre elas.

Ecoturismo em Alter do Chão - Ponta do Cururu

Foto: Erik Jennings

Conheça pousadas com ótimos preços em Alter do Chão 

Delícias Amazônicas

Para quem aprecia uma boa culinária, não pode deixar de saborear as delícias de Alter do Chão como o tacacá, vatapá, pato no tucupi, maniçoba, peixes como o Pirarucu, o Tambaqui e o Surubim, bolos tradicionais e doces a base de frutas regionais.

EcoTurismo em Alter do Chão - Tacaca

.Conheça o guia de turismo de Alter do Chão com dicas, guia de pousadas e hoteis e passeios turísticos. 

Floresta Nacional dos Tapajós

Perfeita para a prática de ecoturismo, a Floresta Nacional dos Tapajós conta com uma área de preservação que se estende a mais de 600 mil hectares, além de uma variedade de espécies de fauna e flora. Lá, você poderá fazer caminhadas na mata, tomar banho de rio, passear de canoa e ainda visitar projetos comunitários.

Ecoturismo em Alter do Chão - Flona do Tapajós

Lago Verde

Considerado um dos mais importantes roteiros de ecoturismo de Alter do Chão, o Lago Verde possui 14 nascentes em 10 km de extensão. Também chamado de Floresta Encantada, a mata de igapó costuma ficar inundada 6 meses por ano, por isso, a melhor época para visitar é entre fevereiro a julho.

Lago Verde

Morro da Piraoca

Quer se surpreender com uma vista de 360 panorâmica de 360 graus? Não deixe de visitar o Morro da Piraoca, mas leve água, protetor solar, boné ou chapéu e vá de tênis, porque a caminhada para chegar aos 110 metros de altura, gira em torno de 1 hora. Mais uma dica, é evitar fazer a caminhada em horários muito quente

Morro da Piraoca - Alter do Chão

.Conheça os melhores atrativos de alter do chão

Canal do Jari

Além de se surpreender com o encontro das águas claras do Rio Tapajós com as águas barrentas do Rio Amazonas, no Canal do Jari você também vai poder se encantar com as aves, macacos, preguiças e vitórias-régias. O passeio, que dura em torno de 5 horas, pode ser feito com barco ou caminhando, no período do escoamento do rio.

Além de se surpreender com o encontro das águas claras do Rio Tapajós com as águas barrentas do Rio Amazonas, no Canal do Jari você também vai poder se encantar com as aves, macacos, preguiças e vitórias-régias. O passeio, que dura em torno de 4 horas, pode ser feito com barco ou caminhando, no período do escoamento do rio.

Ecoturismo em Alter do Chão - Canal do Jari

Esperamos ter ajudado você com essas dicas especiais. Agora é só se programar e embarcar rumo a Alter do Chão. Um lugar inesquecível e fantástico, repleto de mistérios e magias que só a natureza pode proporcionar.

Venha viver uma experiência única com a família ou os amigos. Conheça Alter do Chão, o destino dos sonhos de muitos turistas. Venha conhecer o Ecoturismo em Alter do Chão.

passeios-em-alter-do-chao

Contato: (93) 99103-5333 WhatsApp

Continue Visualizando …

Vila Flor Bed & Breakfast
O HOTEL Endereço: TV. Copacabana nº7, Alter do Chão, PA – Cairé-Carauary. O Vila Flor Bed & Breakfast apresenta acomodações
Read more.
Hotel Borari
SOBRE Hospedar-se no Hotel Borari em Alter do Chão se tornou tradição para aqueles que visitam a vila anualmente. Os hóspedes contam
Read more.
Alter do Chão/Pará
Um lugar mágico e repleto de belezas e encantos. Localizado no oeste do Pará, pertencente à cidade de Santarém, Alter
Read more.